Escutismo na Cidade de Bolama - Guiné-Bissau

O movimento existiu em Bolama no ano de 1967, na altura a atual Guiné-Bissau era província da Guiné Portuguesa. Com a independência, 24 de Setembro de 1973, esse movimento foi suspenso devido o regime político que vigorava no País.
Em 22 de Agosto de 2014, é a data da retomada do Escutismo em Bolama, fazendo o 1° encontro na Missão Católica com alguns chefes da Cidade de Bissau (Jailson Fernandes Cabral chefe Nacional, Luís Teixeira, Júlio José Carlos Ubaque). Nesse encontro participaram Pe. Paulo de Pina Araújo em representação do Pe. Abraão Ambessum Sambú, Pároco de Bolama que na altura estava no Brasil e vários jovens da Paróquia de São José.

O Agrupamento número 17 da Paróquia de São José de Bolama tem seu padroeiro São Cirilo de Jerusalém, esse a grupamento fez no ano de 2017 precisamente no dia 06 de Maio, promessa. Na ocasião muitas personalidades participaram do evento, entre elas: O presidente da cerimónia Dom Pedro Carlos Zilli (Bispo da Diocese de Bafatá), representação do Governo local, Jailson Fernandes Cabral (CNE da Guiné-Bissau), Júlio José Carlos Ubaque (Formador principal do Agrupamento), Luís Teixeira (chefe). O padrinho: Conduto de Pina e a Madrinha: Maria Deodata Mendes de Medina.
Os que fizeram promessa na data acima citada são de 5 secções: Lobitos: 11 pessoas; Exploradores Júnior: 16 pessoas; Pioneiros ou exploradores Sênior: 25 pessoas; Caminheiros: 13 pessoas. Dirigentes: 22 pessoas. Aderiram esse movimento 87 pessoas no geral.
No ano de 2018 as atividades dos Escuteiros vêm acontecendo com reuniões, atividades práticas. E nos dias: 09,10 e 11 de março de 2018 na Cidade de Bolama precisamente na Escola Maria Montessori aconteceu o primeiro Campo do ano que teve 4 secções de lobitos à Caminheiros com 64 participantes. E tiveram presente a Chefe do Campo: Felismina Cá, Chefe Adjunto: Tui Benoliel Indi, Secretario: Juelson Piorenço Pereira, Financeiro: Fonseca Nafa, Responsável de Disciplina: Alcídia Malam Sanca, Responsável de compras: Fanito Silva Lopes e Segurança: Adelino Monteiro.
Uma das primeiras atividades realizadas no Campo com os Escuteiros na sexta-feira dia 09, às 22hs foi a adoração Eucarística com o tema proposto pelo Papa Francisco “Em Ti, encontramos o perdão” (Sl. 130, 4). Na ocasião a Paróquia de São José estava vivenciando esse momento forte em união com a igreja universal.

No sábado a Ir. Francisca Alexandre Pontes (Congregação Franciscana Diocesana da Encarnação) esteve presente e falou sobre a catequese quaresmal, logo após, Pe. Paulo de Pina Araújo falou da Delinquência Juvenil.  E no Domingo a Santa Missa foi presidida pelo Pe. Abraão Ambessum Sambú, cujo o tema foi “Juízo de Deus”.
O vencedor individual do primeiro Campo do ano de 2018 foi Benoli A. Gomes, por realizar diversas atividades nos momentos de competições a serem apresentadas.
                    Pe. Abraã Ambessum Sambú
                               Bolama, 11/03/2018