Corpus Chisti

Conheça o significado de Corpus Christi

O dia de Corpus Christi faz parte do calendário nacional de feriados e é comemorado por fiéis de várias religiões em cerimônias tradicionais. Apesar disso, muitas pessoas têm dúvida em relação ao real significado do Corpus Christi.

Qual o Melhor Salmo da Bíblia Para Você? Nossos Especialistas Recomendam

 

O significado do Corpus Christi

Corpus Christi é uma expressão em latim que significa “corpo de Cristo”. A comemoração ocorre sempre após a Festa da Santíssima Trindade, 60 dias após a Páscoa, portanto não tem data fixa , podendo cair entre os dias 21 de maio e 24 de junho.

No dia de Corpus Christi, a IgrejaCatólica celebra o mistério da eucaristia, que nada mais é do que o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A data faz alusão à última ceia de Jesus com os apóstolos, na qual ele mandou que celebrassem comendo pão e bebendo vinho, que representariam o seu corpo e o seu sangue.

Como a celebração começou

De acordo com as informações disponibilizadas pela Igreja Católica, a celebração do Corpus Christi iniciou no ano 1243, na cidade de Liège, na Bélgica. A história diz que uma freira, chamada Juliana de Mont Cornillon, teve uma visão pela qual Jesus Cristo lhe disse que gostaria que as pessoas celebrassem o mistério da Eucaristiacom mais destaque.

Alguns anos depois, em 1264, o papaUrbano IV, líder da Igreja na época, publicou o Transiturus de hoc mundo, uma bula papal que estendeu a comemoração para as igrejas de todo o mundo. Também solicitou que São Tomás de Aquinoescrevesse os textos litúrgicos para a celebração. O material elaborado por São Tomás, juntamente com o hino Louva, ó Sião, o Salvador, é utilizado até hoje em celebrações em comemoração do Corpus Christi em todos os lugares do planeta.

Em 1274, dez anos após a publicação do papa Urbano IV, foi realizada a primeira procissão em que um sacerdote percorreu as ruas da cidade com um ostensório contendo a hóstia consagrada.

Durante o período barroco, as pessoas começaram a enfeitar as ruas para a procissão de Corpus Christi, surgindo a tradição da confecção de tapetes de rua.

O Corpus Christi no Brasil

Apesar de o Corpus Christi ser celebrado pela Igreja Católica desde 1264, no Brasil a festa passou a integrar o calendário religioso e ser considerado feriado nacional apenas em 1961. Nesse ano, uma procissão foi realizada com saída da Igreja deSanto Antônio até a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima. Também nessa época, o Brasil aderiu à tradição de enfeitar as ruas, sendo os primeiros tapetes feitos na cidade de Ouro Preto, em  Minas Gerais.

Até hoje, muitas paróquias de cidades brasileiras têm o costume de promover a confecção de tapetes com areia ou serragem para realizar a procissão de Corpus Christi. Na maioria dos casos, quem faz os tapetes é a própria comunidade.

Qual o sentimento e o espírito que está por trás da festa de Corpus Christi?

O Corpus Christi se aproxima e muitos cristãos celebrarão a data em todo o mundo. Mas você já parou para pensar qual é o verdadeiro significado dessa cerimônia e o que ela verdadeiramente comemora? Qual o sentimento e o espírito que está por trás dessa festividade?

 O que é a hóstia?

A hóstia é uma parte fundamental da Eucaristia, afinal de contas, para o cristão católico, ele está ingerindo o corpo de Cristo. O Papa Francisco já destacou que participar desse momento é muito importante durante a Missa, já que ele é um dos responsáveis por moldar o coração dos fiéis e alinhar cada um segundo o Evangelho.

A hóstia nada mais é que o pão consagrado. O grande diferencial é que, segundo o Sacramento, no momento da Consagração, acontece a transubstanciação, instante em que o pão se torna a carne de Cristo e o vinho converte-se no sangue.

Qual a relação com a generosidade?

Pense no ritual da divisão do pão e do vinho que aconteceu na Santa Ceia e que é repetido até hoje. Jesus repartiu o pão e o vinho com seus discípulos, dando um grande exemplo de generosidade. Além disso, a ceia se concretizou no sacrifício da Cruz, quando Jesus deu sua carne e sangue como alimento e salvação para todos aqueles que nele creem. Então, o que se espera de cada cristão é que ele também se dê em generosidade.

Seguindo o exemplo do Senhor, é possível amar, resistir ao mal fazendo sempre o bem, perdoar, compartilhar, doar tempo, dinheiro, investimento, entre outros. Essa é uma maneira prática de também dividir seu pão e sua vida. Além de ser generoso, é muito importante ter um coração grato. Nós já compartilhamos alguns motivos para agradecer no nosso blog.

O que são os Tapetes de Serragem?

Os tapetes de serragem são lindíssimos e super tradicionais no Brasil. O costume veio importado de Portugal e se tornou muito popular por aqui também. O fieis ornamentam as ruas com desenhos de tapetes coloridos e de cunho religioso, que ficam no lugar em que a procissão vai passar, dando um ar ainda mais sofisticado e bonito a esse período.

Para entrar no clima dessa época, você pode aproveitar e fazer a oração para a sua família, como pode ver aqui.

O Corpus Christi é um momento muito importante e que deve ser aproveitado. Afinal, é uma excelente oportunidade para ter um coração mais generoso e iniciar um novo estilo de vida.